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EMPREENDER COM CONFIANÇA

EMPREENDER COM CONFIANÇA

É importante entender que todo empreendimento, desde a sua concepção, precisa ser conduzido de forma assertiva, a fim de atender aos resultados favoráveis que todo empreendedor espera obter, na medida em que os desafios para a implantação e gestão de uma empresa no Brasil, seja ela pequena ou não, não são poucos, muito menos irrelevantes.

Neste sentido, é preciso ter em mente que os investimentos numa consultoria empresarial devem fazer parte do conjunto de investimentos projetados no plano de negócio, a fim de garantir uma expectativa consistente de resultados, tanto no que diz respeito a precificação de tudo que se prever gastar, como em relação a uma  confiável grau de previsibilidade, evitando assim inesperados esforços financeiros que costumam impactar o resultado final.  

No que tange a fase embrionária em que o empreendedor ainda está buscando construir bases capazes de ajudar na tomada de decisões, vale a pena ser pensado quatro pontos mestres que a CQE Consultoria & Qualificação Empreendedora sugere: mercado; localização; finanças e marketing

O futuro empresário deve realizar, ainda que simplória, uma pequena pesquisa de mercado, vislumbrando um melhor local para abrir o empreendimento, se perguntando: Quem serão meus consumidores e quais suas necessidades? Quem serão meus concorrentes? Quem serão meus fornecedores?

Esta etapa ajudará o empreendedor a entender mais o mercado que vai enfrentar, planejar melhor a concepção empresarial, enxergar as oportunidades de negócio, saber como planejará o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.

A localização do empreendimento pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso da empreitada. O ponto comercial pode ser responsável por até 70% do sucesso da empresa e o negócio deve estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro, e ainda, deve ser coerente com as outras estratégias de marketing: preço, produto e propaganda.

Portanto, a escolha de um ponto comercial não é uma tarefa fácil e, se tiver erros, pode afetar os resultados das vendas. Assim, colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.

Depois de entender um pouco melhor o mercado e a importância da localização do negócio, as finanças também devem fazer parte do planejamento preliminar, quando é preciso pensar como será a gestão administrativa,  quem estará envolvido no planejamento, análise e no controle das atividades financeiras da empresa, pois o objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido do negócio, por meio da geração de lucro líquido resultante das atividades do empreendimento. Para isso, é preciso ter um sistema de informações gerenciais que permita ao gestor financeiro conhecer a situação econômica da empresa de modo a tomar as decisões mais adequadas.

E não menos importante, é preciso pensar como será a estratégia de marketing, que é um conjunto de atividades dirigidas para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Ao procurar entender o que impulsiona as compras, as empresas produzem bens e serviços que atendem ao público-alvo.

É por meio do marketing que as empresas conquistam e fidelizam seus clientes, com quatro instrumentos básicos de ação: produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público; escolha do preço certo para os produtos e serviços; distribuição eficiente e ágil; comunicação com o público (propaganda na mídia impressa e eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta).

Não obstante todas as dicas aqui elencadas, é bom lembrar que uma estruturação robusta de análise prospectiva de um negócio é uma tarefa desafiadora e comumente conduzida por especialistas, pois outras ponderações precisam ser consideras, tais como as perspectivas micro e macroeconômicas, o plano de negócio, pesquisa de mercado consistente, estudo de viabilidade e demais instrumentos técnicos que, ao final, fornecem um conjunto de dados que aumentam e muito as chances de sucesso de um empreendimento.

 

 

 

 

 

 

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