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CONSULTORIA EMPRESARIAL, ÉTICA E NEGÓCIOS

“Existe uma preocupação demonstrada por empresários, consultores e estudiosos, que percebem a conduta ética como um diferencial competitivo de atuação das empresas no mercado, principalmente a longo prazo. Isso porque a empresa que age com ética em relação aos seus clientes, fornecedores, competidores e seu mercado, bem como, com investidores e empregados, governo e público em geral consegue criar e manter relacionamentos sadios e duradouros. Esse é um diferencial da empresa ética em relação à antiética: sua capacidade de gerir negócios em longo prazo.

Confiança e credibilidade serão os diferenciais nas relações de negócios no terceiro milênio. Sua conquista nesse processo dependerá do respeito às exigências do cliente, afinal, uma clientela satisfeita se manterá fiel. Honestidade, simplicidade, franqueza, capacidade de assumir compromissos, atuar com seriedade e isenção, sem preconceitos; esses valores passarão a ser insumos no processo dos negócios e o lucro será um mero subproduto.

A empresa não atua isoladamente, mas de forma sistêmica. Suas atividades dependem de sua organização interna e de como esta estrutura interage com o ambiente externo. Ou seja, a empresa depende, para atuar no mercado, da tecnologia existente em seus processos operacionais, das pessoas que trabalham para ela, de seus níveis de qualificação, eficiência e comprometimento com os negócios da empresa, de seu relacionamento com clientes e fornecedores, de seu relacionamento com órgãos sindicais, do governo, dos concorrentes e dos recursos disponíveis no mercado em relação aos disponíveis em sua estrutura.

Como empresa atuando em um sistema, são seus comportamentos éticos adotados que vão definir sua permanência ou não no mercado a longo prazo. Isto porque a sua conduta é determinante para formação da imagem que o mercado tem da empresa. E o mercado compra exatamente essa imagem, ou seja, os antecedentes da empresa. A ética deve ser entendida como uma conduta que o mercado deseja da empresa. Essa conduta é o diferencial competitivo para as empresas que querem permanecer no mercado”.

Fonte: A ética nos negócios como diferencial competitivo

(MURGEL, Deborah Orsi, SILVA, João da Cruz Oliveira e NEVES, José Manoel Souza. XXVI ENEGEP – Fortaleza - CE, 2006.

 

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